Semeando ideias

O que você faz pelo futuro do nosso planeta?

Folder

Preocupados com o futuro, distribuímos esse kit Mata Nativa em folders impressos. Um pequeno mix de árvores brasileiras para você fazer sua própria mudinha e participar efetivamente da recuperação de nosso planeta.

Pequenas ações fazem a diferença.

 

 

Como plantar sua mudinha

1 - Coloque suas sementes em um recipiente com água por 12 horas. Isso vai ajudar a amolecer o tegumento ou casca da semente, e favorecer a germinação.

2 - Prepare uma caixinha ou bandeja de plástico com terra orgânica (encontrada em garden center, supermercados , etc) para semear suas futuras árvores.

3 - Espalhe as sementes uniformemente sobre a terra orgânica. Cubra-as com uma fina camada do mesmo substrato, tomando o cuidado de não ultrapassar uma camada superior a 1 cm, pois isto poderá dificultar a germinação.

4 - Molhe bem a sua sementeira e repita as regas 2 vezes ao dia. Lembrando que a umidade neste período de germinação é muito importante, portanto nada de excessos ou falta de água, o bom e velho teste do dedo no substrato (seco precisa irrigar, úmido dispensa rega) vai te ajudar nesta tarefa de encontrar a umidade ideal.

5 - Entre 10 e 15 dias as sementes começaram a germinar e emergir os brotos na sementeira. Use como medida de broto, a altura de um palito de dentes, para cada espécie, esse será o padrão utilizado para o transplante para os recipientes individuais.

** Ajude o meio ambiente e utilize material reciclável para esta etapa (copinhos de iogurte usados, fundo de garrafas de refrigerante ou água mineral, etc). OBS: importante furar os fundos dos mesmos para a drenagem da água.

6 - Encha os recipientes com terra preparada (também facilmente encontrada em supermercados e casas agrícolas) mude cuidadosamente as mudinhas, atentando para a correta acomodação das sensíveis raízes, são elas que vão garantir a saúde da sua mudinha. Garanta que elas estejam firmes na nova embalagem.

8 - Deposite as embalagens em ambiente com bastante luminosidade, porém protegidas de sol intenso.

9 - Mantenha a rotina de rega diária e observe possíveis ataques de insetos.

Seguindo todas essas etapas de cuidados e atenção com suas mudas, em aproximadamente 90 dias as mesmas devem atingir uma altura de 30 a 40cm e estarão prontas para o plantio em local definitivo.

Passo a Passo

Sementes distribuídas no folder

Clique sobre a planta para ver sua fase adulta

Foto Nome comum Nome científico
Acácia Negra Acácia Negra Acacia mearnsi
Araça Vermelho Araça Vermelho Psidiun cattleianum
Aroeira Periquita Aroeira Periquita Schinus molle
Aroeira Precoce Aroeira Precoce Schinus terebinthifolius
Cedro Rosa Cedro Rosa Cedrela físsilis Vell
Goiaba Amarela Goiaba Amarela Feijoa sellowiana
Goiaba Vermelha Goiaba Vermelha Psidiun guajava
Ipê Roxo Ipê Roxo Tabebuia avellanedae
Pata de Vaca branca Pata de Vaca branca Bauhinia Porpurea
Pitanga Hibrída Pitanga Hibrída Eugenia indica Mich

Entre em contato


O Viveiro Porto Amazonas trabalha com o mercado atacadista e varejo de plantas e produtos para jardinagem. Consulte-nos sobre nossos preços para comerciantes e profissionais da área de paisagismo.