Feplan 2017


Sucesso. Essa é a palavra que resume o 4º Feplan. Fechando com chave de ouro no sábado com um calor acima de 34 C,. Muitos clientes e visitantes da região  e a presença total de mais 2700 pessoas nos 4 dias de evento.  A equipe Vpa comemorou o grande resultado, com vendas acima das metas, público recorde nas palestras, e outras atividades que estavam na programação como a inédita dinâmica da Psicologia Ambiental. Ao todo mais de 1000 crianças recebidas e assistidas com uma dinâmica pioneira  no Brasil que foi liderada pelo profissional Noazir Ferraro e pela bióloga Patricia Wercklin.

Participantes nas palestras como Dirceu Luiz Rossa, aposentado bancário de Palmeira que participou de quase todos os dias, e testemunhou a organização, testemunhou  a importância desse tipo de evento. Outro como Renato Junge, arquiteto de Blumenau SC,  disse que esse é único na região, mas comum em Países desenvolvidos na Europa, aonde crianças na escolinha brincam de fazer ou formar um jardim. A essência é essa, e parabeniza a empresa.

Professores e diretores das escolas presentes,  aprovaram a iniciativa e elogiaram o trabalho apresentado aos alunos que ficaram encantados com uma metodologia prática,   muito animadora.  Os alunos puderam interagir com a natureza saindo do ambiente da sala de aula e  receberam ensino de  qualidade dentro da mata de Araucária tornando a aula mais interessante associado a uma saudável caminhada  com  ar puro e limpo.

Nas palestras  em todos os dias,  o público  foi acima de 100 pessoas, desde clientes, estudantes, e profissionais do ramo. Num total de 600 pessoas em 5 importantes palestras ministradas por selecionados profissionais da aréa de ecologia, tecnologia, paisagismo e política sustentável. Se uma dessas pessoas acatar a luz do conhecimento que foi dado de graça e frutificar,  já colheremos frutos importantes no futuro próximo. O Brasil esta ávido de conhecimento e manejo  reclama Leonel Anderman biólogo e idealizador do evento.

Lauro Bacca ambientalista de Blumenau, Santa Catarina a convite especial veio prestigiar o evento, palestrando para alunos do Colégio Agrícola de Palmeira, e avaliou o evento com uma excelente iniciativa e espera por outras.

Colégios Agrícolas de Palmeira, Lapa e Irati participaram diariamente trazendo seus alunos, Colégios do ensino fundamental de Porto Amazonas e São Luis do Purunã compareceram.

Flavio Zanete falou sobre a  enxertia da Araucária para mais de 100 convidados, e lançou a parceria com o VPA que  produzirá no Viveiro a partir desse ano.

Foi um evento importante e valoroso para toda região dos Campos Gerais comentou Edilson Gorte presidente da sociedade rural dos campos gerais que sempre prestigia eventos importantes da região e avaliou como positivo o evento.

Ivonei Vieira atual Secretario da agricultura   de Ponta Grossa e por muitos anos atuando em órgãos fiscalizadores de qualidade agricola nos campo gerais endossou o trabalho apresentado e também incentivou a perpetuação das práticas que fortalecem a região dos campos gerais com conhecimento.

O atual Prefeito de Porto Amazonas Antonio Polato, acompanhado da primeira dama Marli Polato,  e o Vice Roberto Garret foram incentivadores e parceiros do evento e lutam para preservar os bons costumes da cidade, e ficaram satisfeitos com o resultado.

Participou representando a Policia Militar o Tenente Thiago Alexandre de Matos.O mestre de Cerimonias foi Adelar Filho da Web do vivente e seu parça Willian Ferrando o gaitero de Palmeira, radialista.

Luis Francisco belich Veterinario  e presidente do Sindicato Rural de Palmeira, enalteceu os anos vividos com a família Anderman e elogiou o amigo Leonel Anderman e sua família.

No evento foi divulgado o resultado do levantamento da Avi Fauna local liderado por Pedro Scherer Neto, o palestrante Antenor Silva divulgou os resultados dos estudos de 2 anos de coletas e avaliações e teve a presença ilustre de Biologos da região e o presidente da SPVS Clovis Borges.

O Vpa realiza anualmente o Feplan. Esse ano completa 48 anos de história através de seu precursor Claudio Lenine Anderman fundador da fazenda pai de Leonel Anderman gerente geral,  que já começa a partir de agora planejar o próximo que deverá ocorrer no mesmo mês no ano de 2018. Para esse ano lembra que será em breve confirmada a 4º edição do festival da primavera que deverá ocorrer em outubro, em breve novidades.